segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Edital para concurso de delegados PC/PR fica pronto ainda em 2011, diz secretário

fonte: Gazeta do Povo




Paraná terá concurso público para a contratação de delegados. O edital do concurso deve ficar pronto em outubro ou novembro desse ano, de acordo com o secretário de Estado da Segurança Publica, Reinaldo de Almeida César, em entrevista à rádio Band News, nesta segunda-feira (19).
Secretário afirmou que 400 delegados devem ser chamados até o fim de 2014. O efetivo atual conta aproximadamente 200 profissionais
O secretário afirmou que 400 delegados devem ser chamados até o fim de 2014. O efetivo atual conta aproximadamente 200 profissionais. As contratações fazem parte do programa do governo do estado “Paraná Seguro”.

O orçamento de 2011 foi definido pelo governo de Orlando Pessuti (PMDB) e por isso o secretário conversa com a Assembleia Legislativa do Paraná para que possa haver o redirecionamento de recursos para a segurança. O investimento no programa - considerado de curto prazo - terá impacto financeiro de R$ 29,8 milhões nos cofres do estado neste ano.

De acordo com os números apresentados por Almeida César, 270 dos 399 municípios do Paraná não têm delegados.
O governo do Paraná anunciou, na última quarta-feira (14), a contratação de dois mil policiais militares695 policiais civis e a criação de dois novos Batalhões da Polícia Militar (BPM). Os policiais que serão contratados já foram aprovados em concurso.
Mudança no funcionamento das delegacias
Até o fim de outubro, os distritos policiais de Curitiba que não abrigam presos deverão funcionar 24 horas por dia, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). As delegacias abrangidas pela determinação, no entanto, ficarão abertas durante a madrugada apenas para registrar boletins de ocorrência. Na avaliação de delegados e sindicatos que representam a Polícia Civil, a medida é inviável e deve comprometer o trabalho de investigação.
A iniciativa vai ampliar o horário de atendimento de pelo menos seis distritos, que passarão a trabalhar em regime de plantão das 18 horas às 8 horas, além do horário comercial normal. São eles:
2º Distrito Policial (Água Verde), 4º Distrito Policial (Boa Vista), 6º Distrito Policial (Capão da Imbuia), 7º Distrito Policial (Hauer), 10º Distrito Policial (Sítio Cercado) e 13º Distrito Policial (Tatuquara).
Apesar da proximidade do prazo, a Sesp ainda não soube informar o tamanho das equipes que farão esse trabalho, nem como serão as escalas. Para casos de investigações e prisões em flagrante, o plantão da Polícia Civil será mantido nos Centos Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), nos bairros Centro e Portão, que já operam 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário