domingo, 25 de setembro de 2011

PF quer formar mil policiais por ano, via concursos



A meta da Polícia Federal (PF) é promover a formação de cerca de mil policiais por ano, a serem selecionados por meio de novos concursos, para adequar o efetivo do departamento às demandas dos grandes eventos que serão realizados no país e também para reforçar a segurança nas regiões de fronteira. As informações são do diretor de Gestão de Pessoal da PF, delegado Maurício Leite Valeixo.

Valeixo, que confirmou a programação de concursos para 1.024 vagas entre o fim desse ano e o início do ano que vem – nos cargos de agente (396), escrivão (362), papiloscopista (116) e delegado (150) – afirmou que as solicitações de concurso do órgão vão além. “Temos pleitos sucessivos de concursos, até para ir reforçando o efetivo até os grandes eventos”, revelou.




De acordo com o delegado, a previsão de concursos é limitada pela capacidade da Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília, onde são formados os novos policiais. “Temos a capacidade de 1.024 candidatos por ano na academia. Queremos trabalhar com a nossa capacidade máxima de formação até repor todo o efetivo, até preenchermos todos os cargos”, explicou. “Naturalmente, desde que seja aprovada pelo Ministério do Planejamento a realização desses concursos”, completou.

Concursos também para perito

Com o objetivo de preencher todo o quadro previsto em lei para a PF, serão retomados, inclusive, os concursos para perito, cargo para o qual não há seleção desde 2004. O cargo tem como requisito o ensino superior completo, em área específica a ser definida no edital do concurso, e proporciona remuneração inicial idêntica a de delegado.

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoal do departamento, um novo concurso para o cargo está programado para 2013, com oferta girando em torno de 150 a 180 vagas. Segundo ele, o número poderá variar em função das aposentadorias. “O pedido já foi formalizado, ele só vai ser atualizado.”
O dirigente esclareceu que o departamento está trabalhando segundo as suas possibilidades. “Estamos trabalhando o planejamento de forma anual. O que posso fazer em 2012 é esse quadro de mil vagas. No mesmo ano já vou estar trabalhando com a autorização para os concursos de 2013.”

Aposentadorias reforçam necessidade

Segundo o delegado Valeixo, a promoção de novos concursos para a carreira de policial federal é motivada também pelo grande número de aposentadorias que vem sendo registrado. “É muito importante o ingresso de novos policiais. Estamos tendo aposentadorias. Em média, 600 por ano. Temos não só que repor, mas também reforçar o efetivo.”

Ele afirmou que a ampliação do efetivo deve ir além de 2013, ano que antecede a realização da Copa do Mundo no Brasil, em função justamente da capacidade da ANP. “Não tenho como formar 2 mil policiais por ano.” Valeixo ressaltou, no entanto, que a programação prevê um trabalho frequente de formação de novos policiais federais. “Existe todo um planejamento para que até a realização dos grandes eventos a academia esteja promovendo inúmeros cursos de formação.”

Expectativa de 512 vagas este ano

No caso do concurso da PF para 512 vagas de agente (396) e papiloscopista (116), aguardado para este ano, a Assessoria de Imprensa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já informou que existe a possibilidade das provas da seleção serem realizadas ainda em 2011.

Para isso, no entanto, será necessário que o Ministério do Planejamento conceda o mais rapidamente possível a autorização para a abertura do concurso. Porém, o processo referente ao pedido para os dois cargos encontra-se desde 30 de novembro do ano passado estagnado no Departamento de Modernização Institucional da Secretaria de Gestão da pasta.

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoal da PF, delegado Maurício Leite Valeixo, a expectativa é de que a autorização seja concedida até o fim de outubro. A abertura das vagas este ano teria sido garantida pelo ministro da Justiça a representantes dos delegados federais.

Caso seja mantida a estrutura dos últimos concursos do departamento para a área policial, abertos em 2009 para agente e escrivão, os candidatos às novas vagas terão que passar por provas objetivas e discursiva (com as disciplinas variando conforme o cargo), avaliação psicológica, exame médico, exame de aptidão física, prova prática de digitação (apenas escrivão), curso de formação e investigação social.

Considerando-se a mesma hipótese, o exame de aptidão física será composto por testes em barra fixa, de impulsão horizontal, de corrida de 12 minutos e de natação (50 metros), com índices diferentes para homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário