sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mulher maranhense na Tropa de Elite do Pará


No mês das mulheres, uma filha de Paraibano-MA. é destaque na mídia do vizinho estado do Pará. Maria Lydianne Rodrigues de Sousa, 26 anos, é a única mulher do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar, em Marabá-PA. Soldado Lidyanne, como é conhecida no grupo de elite da polícia, é filha-neta de Lídia Maria de Jesus.Maria Lidyanne saiu de Paraibano e chegou na cidade de Marabá em 2000. Trabalhou como servidora pública, desempenhando a função de técnica administrativa,depois prestou concurso para a Polícia Militar em 2007 quando foi aprovada em 2º lugar geral. Dois anos depois fez curso para o Tático e ficou em 3º lugar.Em 2009 fez os exames médicos para o teste físico para entrar na tropa de elite. a turma era composta de 36 alunos, sendo apenas duas mulheres, ela e outra do Corpo de Bombeiros.Foram 26 dias de curso no 23º Batalhão da Polícia Millitar. Seis homens desistiram, mas Lidyanne persistiu e além de consquistar o 3º lugar geral, foi a primeira colocada entre os policiais de Marabá. Lidyanne é casada e tem 1 filha. Seu marido foi quem incentivou a esposa a se inscrever no concurso da PM. Sobre o preconceito quanto ao fato de ser mulher, a soldado Lydianne disse que sofreu muito, pois os "homens" perguntavam o que ela estava fazendo alí. Mas, com persistência, venceu todos os obstáculos."Era muita puxado, muito esforço físico, pressão psicológica,fome, sede, frio" descreveu Lydianne, o treinamento para entrar no tático. Questionada sobre se pensou em desistir, a soldado disse que sim, justificando a saudade que sente da filha de 5 anos.
Hoje após vencer todas as barreira Lydianne é respeitada pelos colegas de farda. Como bem frisa o major Josiel Rocha subcomandante da 4ª BPM(Batalhão de Polícia Militar)-"Ela não deixa a desejar em relação as ocorrências e abordagens."Já o cabo Valdeilton, disse que não tem diferença, justificando que a policial demonstrou força de vontade e adquiriu os mesmos conhecimentos que os homens e que Lidyanne é mais uma força para o Tático.
É a força da mulher provando que já não saõ mais o sexo frágil, faz um bom tempo. Maiores informações sobre a reportagem, podem acessar o site do jornal http://www.correiotocantins.com.br/ e buscar a edição de 1º de março 2010,quando foi publicada a reportagem de capa e página inteira, escrita pela jornalista Alessandra Gonsalves.



fonte: http://herasmoleite-ph.blogspot.com/2010/03/mulher-maranhense-na-tropa-de-elite-do.html

2 comentários: